Não conheço uma única pessoa que não tenha passado por algum tipo de perda e algum finalizar de algo. Associado à perda, existe uma cultura de muita dor e dificuldade de aceitação.
Quando estamos bem e felizes, porque temos de viver uma perda?
E mesmo quando a situação não é ideal, há sempre um conforto maior quando pensamos que estamos em união com algo ou alguém do que quando existe separação, verdade?
Nós somos seres de ligação e de conexão, por isso as perdas podem ser extremamente desafiantes.
Simultaneamente, sem soltar e “perder” o passado, não fica espaço para o presente e o futuro numa nova vibração e expansão. Queremos o NOVO e para isso precisar deixar ir o VELHO e aprender a aceitar os finais como parte de algo positivo e natural.
Compreender intelectualmente que precisamos desapegar e deixar ir, não é geralmente suficiente para o conseguirmos fazer efetivamente. No episódio da Andreia TV desta semana, vou acompanhar-te nesse momento em que há perda (efetiva ou potencial) através de 5 passos poderosos para recuperares a conexão com a tua essência enquanto a “pele velha” vai sendo deixada para trás.
Como enfrentar o fim de uma relação?
E como preparar-se para o MELHOR no futuro?
A Vida é cíclica e não há nada que não acontece pelo teu bem maior. Mesmo quando estás a criar em negativo (por exemplo, quando atrais a realidade não desejada através da vibração do medo), a vida está a mostrar-te o que está dentro e assim a dar-te a possibilidade de ter mais consciência e consequentemente poder realizar alterações em alinhamento com os teus desejos.
E mesmo naqueles momentos de perda iminente e de dor excruciante (sim, eu também sei o que é e dói de verdade!), a vida está do teu lado! Poderá ser porque é necessário purificar o terreno para que a nova colheita seja plantada em terra fértil. Os teus sonhos são prioridade para o Universo. De verdade!
Elizabeth Kubler-Ross foi uma psiquiatra que estudou as fases de luto e concluiu que em todos os processos de perda existiam 5 fases principais:
Uma pessoa pode passar por estas fases várias vezes e em diferente ordem, mas é certo que quando existe uma perda, estas fases manifestam-se na vida da pessoa. Kubler-Ross foi uma mulher tão excecional que no seu trabalho em Unidades de Saúde Mental, conseguiu a cura de mais de metade dos pacientes apenas através da implementação de medidas de amor e de cuidar (como perguntar o que os pacientes queriam para almoçar, respeitar as suas vontades, …). É uma mulher que me inspirou muitíssimo e continua a inspirar porque acredito totalmente que os nossos maiores “males” são curados com uma boa dose de muito amor e carinho, primeiro, de nós próprios para nós próprios.
Por isso se neste momento, está numa fase de lidar com uma perda, enfrentar o fim de alguma relação, sê gentil contigo, assim mais tarde, conseguirás sê-lo também com outros. E voltar a amar ? voltar a confiar ?
Os 5 passos para enfrentar o fim de uma relação que partilho contigo são:
Quando tiveres oportunidade de ver o vídeo da Andreia TV, deixa o teu comentário em seguida e partilha se já viveste alguma perda desafiante e qual a estratégia que melhor funciona contigo para enfrentar o fim. Os teus comentários são super importantes para mim! E as tuas questões também. Tens uma questão para Andreia TV? Envia para info@andreiaviana.com.
E relembra a cada momento:
Confia na Vida, ela sabe o que faz.
Um forte abraço,
Andreia