Perdão: A saída do Sofrimento

Anos e anos perdidos em velhos ressentimentos e apegos ao passado?

A cada dia a Vida dá-nos a oportunidade de começar de novo, em modo purificação total e com a folha da nossa vida em branco. Todos nós sabemos que é bom viver leve, em paz e tranquilidade, mas é assim tão fácil libertar-nos de questões tóxicas do passado?

A resposta é depende. Quando a situação não abana muito a nossa estrutura, é fácil perdoar e avançar. Mas agora imagina alguém que entra na tua vida com a promessa de ajuda e apoio incondicional, tu deixas-te levar pela situação, apaixonas-te, entusiasmas-te e de repente a outra pessoa começa a fazer exatamente o contrário daquilo que era o plano? Discute contigo, juntas vêm-se envolvidos em emoções profundamente densas e, de repente, quando menos esperas, acontece aquilo que nunca imaginaste ser possível: a traição!

Fechas o coração e… Quanto tempo demoras a processar e perdoar esta situação? Quanto tempo carregas as fortes emoções de desilusão, dor e tristeza? Quanto tempo dura a raiva que teima em explodir dentro de ti?

Situações como esta não são nada incomuns. Acontecem todos os dias e têm sem dúvida uma função de evolução e crescimento cuja explicação deixaremos para outro dia. A verdade é que nada na vida acontece por acaso e tudo acontece para nos fazer evoluir e crescer.

No entanto, apesar de saber tudo isso, quão fácil é ficar agarrado a emoções e ressentimentos do passado? Mesmo que experimentes desvalorizar a gravidade da situação, a emoção está lá, o sentimento de traição é bem real e ainda que a mente lute profundamente por soltar e perdoar, há uma parte que grita para ser escutada. Essa parte precisa mesmo ser escutada e transmutada.

Enquanto o conflito interior não for observado e resolvido, o perdão verdadeiro não acontece. Existem muitas razões pelas quais o perdão por vezes é tão difícil e não uma coisa só de 1 dia.

​​No episódio da Andreia TV desta semana quero partilhar contigo algumas reflexões sobre o perdão e algumas questões que se ajudarão a sair da situação densa e a focar na solução:

Para perdoar de forma eficaz é fundamental mergulhar nas várias dimensões do Perdão:

1- Dimensão Física

​Dá-te espaço, respira na tua própria energia e procura compreender o que é teu e o que é do outro, uma vez que às vezes o que sentes são as energias da outra pessoa e não exatamente os teus sentimentos. É fundamental o espaço para ganhares clareza e compreenderes o que esta situação te faz sentir.

2- Dimensão Emocional

Quais as emoções que te ligam a essa pessoa ou situação? Faz uma lista de tudo aquilo que sentes exatamente. Essas emoções são tuas e é importante que assumas 100% responsabilidade por elas e pela sua gestão e transmutação. Usa a tua criatividade para soltar as emoções contrativa e dá-te tempo para libertação emocional.

3- Dimensão Mental

Que ideias tens associadas a esta situação? Às vezes sofremos com as situações devido ao significado que lhes damos. Questiona-te se todas os teus pensamentos são mesmo verdade ou se existem umas quantas crenças limitantes associadas a essa situação. O que é mesmo verdade de tudo isto? Procura objetividade e faz uma análise racional dos factos.

4- Dimensão Energética

É mais desafiante explicar por palavras. O que acontece é que mesmo explorando as outras dimensões do perdão e soltando cargas emocionais e mentais se não existe um trabalho energético de desapego à situação, toda essa energia poder-se-á manter no teu campo energético e voltar a atrair situações semelhantes. Garante que usas rituais de autocuidado energético para garantir a renovação do teu Ser.

5- Dimensão Espiritual

Qual o sentido que encontras nesta situação? O que é que a tua Alma veio aprender com esta situação? Qual o espelho nessa situação? Qual o salto na tua evolução que é suposto dares com esta experiência?

Perdoar pode ser muito desafiante, mas é uma Jornada de Descoberta Pessoal e uma oportunidade de dar um Salto em maturidade e resultados na tua Vida.

Enquanto o perdão não for total e a integração da aprendizagem não for completa, corres o risco de estar sempre a atrair o mesmo tipo de situações para a tua vida. E honestamente… Quem deseja isso?

Se queres aproveitar e dar um mega salto na tua existência, inscreve-te no meu Workshop Gratuito “Como Alcançar a Abundância sem Viver em Esforço Constante” 🙋♀️ vais aumentar o teu nível de energia e foco de forma radical e divertida!

Vive em Abundância!

Andreia Viana

Deixe um comentário

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.